A inveja é como uma bactéria: precisa de um ambiente propício para se instalar. E nenhum habitat é mais convidativo para a fofoca do que uma empresa que faz da competitividade entre os colaboradores sua marca. Não significa que todo competidor seja invejoso, claro, mas aquele que não confia no próprio taco assume esse papel. Vive amargurado porque não tolera o sucesso alheio e chega a fazer birra. Se o outro tem e ele não, solta comentários maldosos do tipo: “Só chegou lá porque saiu com o diretor”.
A DISSEMINAÇÃO “O brilho alheio desencadeia um sentimento de irritação rancorosa”, observa a psicóloga Dorit W. Verea, diretora da Clínica Prisma – Centro de Tratamento Intensivo para Transtornos Emocionais, em São Paulo. É uma autodefesa.
O ANTÍDOTO Ao ser alvo desse tipo de fofoca, a saída inteligente é ter frieza e equilíbrio. Não precisa pedir desculpas ou justificar que merece os frutos colhidos nem ficar de conversinha com o alto escalão só para mostrar que chegou lá. Sucesso não se explica, se conquista.

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